SAJ Net - Quem Ouvir, Curti!
Prefeitura SAJ
Futebol

Fifa confirma Eliminatórias da Copa para setembro e estuda datas do Mundial de Clubes

A repescagem das Eliminatórias também teve alterações em suas datas, sendo adiada de março para junho de 2022. A Copa do Mundo do Catar está prevista para acontecer em dezembro do mesmo ano.

25/06/2020 20h13
Por: Redação
Fonte: Bahia Notícias
570
Arte Divulgação
Arte Divulgação

A Conmebol já havia divulgado que caberia a Fifa definir as datas das Eliminatórias da Copa de 2022 e, nesta quinta-feira (25), o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, confirmou o calendário da disputa para setembro deste ano. Os jogos que vão definir as seleções que irão disputar a Copa do Mundo do Catar será realizado, por enquanto, na América do Sul e Europa.

A previsão é que as partidas eliminatórias acontecessem em março, mas, com a pandemia do coronavírus, a Fifa precisou interromper a programação de jogos. Com isso, a disputa pelas vagas na Copa do Mundo de 2022, pelo menos das equipes representadas pela Uefa e pela Conmebol,  serão disputadas em setembro. Os outros continentes precisarão aguardar um pouco mais para realizarem seus jogos eliminatórios.

A repescagem das Eliminatórias também teve alterações em suas datas, sendo adiada de março para junho de 2022. A Copa do Mundo do Catar está prevista para acontecer em dezembro do mesmo ano.

Outra competição que também foi citada pelo presidente da Fifa durante coletiva foi o novo Mundial de Clubes. A princípio, o torneio estava programado para junho de 2021, mas, com as mudanças no calendário de outros eventos esportivos, a entidade de futebol ainda está estudando quando vai encaixar os jogos.

“Estamos analisando se o melhor é 2021, 2022, 2023. Tudo está aberto. O que é importante para mim, para a Fifa, é para ajudar quem precisa de ajuda. Espero que logo a gente possa decidir e anunciar quando o torneio será disputado. Mas agora a prioridade é outra, é ajudar”, declarou Infantino.

Além dessas duas competições, foi anunciada a criação de um torneio que não faz parte da Data Fifa, o calendário oficial da entidade. A Copa Pan-Arábica do Catar vai acontecer em dezembro de 2021, um ano antes da realização da Copa do Mundo, sendo um evento-teste que vai reunir seleções árabes da África e Ásia. No torneio, as equipes só poderão escalar jogadores que atuam nacionalmente, já que a competição não faz parte da programação habitual.

Sobre as Olimpíadas de Tóquio, adiadas para julho de 2021, a Fifa aprovou o regulamento que permite atletas com até 24 anos participarem da edição. Normalmente, o limite de idade é de 23, mas, com a mudança de cerca de um ano no calendário, a regra foi reajustada para que jogadores que já estavam se programando para a disputa em 2020 ainda possam participar. A utilização do sistema de arbitro assistente de vídeo (VAR) também foi confirmada para os Jogos Olímpicos.

Por unanimidade da Fifa, o presidente anunciou também que US$ 1,5 bilhões, quase R$ 8 bilhões, serão destinados ao futebol mundial para enfrentar as dificuldades consequentes da pandemia. Numa primeira fase de implantação do benefício, o dinheiro destinado será para custos operacionais e metade dele precisa ser destinado para o futebol feminino. Posteriormente, o restante do valor será doado e emprestado as 211 federações nacionais associadas à Fifa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Santo Antônio de Jesus - BA
Atualizado às 22h18
19°
Muitas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 16°
19°

Sensação

11.3 km/h

Vento

82.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Radio Saj Net 02
Radio Saj Net 01
Madeira Joias 2
Madeira Joias
Municípios
FISIO 7 (3)
FISIO 7
FISIO 7 (2)
Últimas notícias
ROBSON MIX 02
ROBSON MIX 02
ROBSON MIX 01
ROBSON MIX 03
CHAVEIRO FAMA 01
Mais lidas
Neto Som
Neto Som